quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

ART COMMISSIONS

Você sabe o que são Art Commissions ou já ouviu falar sobre? Basicamente, Art Commissions são encomendas feitas por um cliente com fins não comerciais. Como assim? São artes encomendadas a um artista, que pode representar o que e como você quiser. A arte pode conter uma ou várias personagens, cenários, elementos diversos e ainda é possível escolher o acabamento da obra: com tinta, colorido, preto e branco, etc, em troca de uma comissão, ou seja, um valor em dinheiro.

Na minha opinião, uma das coisas mais legais do mundo é ver um cliente satisfeito e saber que fiz um bom trabalho. Como já havia dito antes, minha missão como artista é ilustrar ideias, logo isso tem tudo haver com trabalhar com commissions. É importante lembrar que uma commission não pode ter uma finalidade comercial, pois daí perde sua característica pessoal e se torna uma arte comercial, que deve ter um orçamento diferente, pois visa criar produtos a partir da mesma, como camisetas, canecas, bottons, chaveiros ou o que quer que seja.  Uma commission é uma obra que pode ser usada somente para uso pessoal, como um presente para uma pessoa querida, decoração de um ambiente, wallpaper ou avatar de contas nas redes sociais, etc. 


Sobre valores, é extremamente relativo, pois cada artista tem seus próprios critérios para orçar uma obra, como tempo de execução, custo de materiais, complexidade, prazo, etc. É comum que artistas façam tabelas, mostrando o valor do serviço através da mesma, tendo acréscimo quando o cliente pede uma obra com cenário, mais personagens, elementos detalhados ou mesmo um acabamento mais primoroso.

Algumas redes onde você pode expor seus trabalhos e encontrar clientes são: Deviantart, Pixiv, Artists & Clients, Artstation, Behance ou até mesmo as mais conhecidas: Facebook, Instagram e Twitter.
Os compradores podem estar em qualquer uma dessas redes, e para encontrá-los basta definir seu nicho de produção, expor seus trabalhos e correr atrás para fazer dinheiro. Para pagamentos, o método mais popular é o Paypal, que é super seguro, rápido e fácil de usar, bastando você ter um cartão de crédito internacional. Outras alternativas são o Picpay, Pagseguro, Boleto ou Depósito Bancário.

Agora que já sabe do que se trata, alguma vez já imaginou aquela sua personagem favorita tomando vida da maneira que você sempre sonhou? Ou mesmo como você ou aquela pessoa querida ficariam num universo de fantástico e se pá na cia de suas personagens favoritas? Ou quem sabe aquele avatar irado pra usar nas suas redes sociais? Estou aberto para commissions e freelas, caso você tenha interesse em fazer um orçamento apenas envie um e-mail para contato@indieban.com.br e encomende já sua arte personalizada! ;)