quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

"Certezas"

É curioso quando alguém fala que empreender com arte e/ou quadrinhos é algo incerto, já que nada é totalmente certo. A vida é como um grande jogo "open world", onde temos vários quests e lugares pra conhecer, pessoas com as quais interagir e distrações para nos atrapalhar. Qual caminho você vai seguir?

Talvez a maior armadilha desse grande jogo seja a infinita variedade de percursos nos quais podemos seguir, coisas que podemos fazer.
Você, pessoa criativa, com certeza tem mil ideias pipocando em sua cabeça nesse exato momento, e provavelmente quer fazer mais coisas do que consegue dar conta, certo? Eis a importância do FOCO!



Como artista indie, é muito importante que saiba qual rumo está tomando! Quer se tornar famoso ou lucrativo? Qual seu foco dentro das artes? Ilustração? Para qual tipo de mercado? Ser versátil é bom, mas ter um foco é primordial, pois é muito fácil se perder em meio a muitas coisas nesse open world e acabar não focando em nada!

Ser indie também é ter de deixar projetos menos importantes para se dedicar ao seu carro-chefe atual, mesmo que doa. Resumindo, a única certeza que temos é que não temos certeza de nada, mas com a nossa bússola apontada para a direção que queremos, a chance dessa "certeza" se tornar uma realidade é muito maior. ;)