segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

SWOT / FOFA

Considero o autoconhecimento um dos pilares PRINCIPAIS para nós, artistas independentes. Através dele podemos conhecer nossas virtudes e fraquezas, e assim saberemos em quais batalhas devemos lutar e como bolar nossa estratégia. Existe um conceito chamado "SWOT" que considero imprescindível para ajudar nesse processo, e basicamente ele se baseia em listar suas qualidades e defeitos. É um termo inglês que se refere as palavras "Strenghts" (Forças), "Weakness" (Fraquezas), "Opportunities" (Oportunidades) e "Threats"(Ameaças), ou simplesmente "FOFA", em português. 


Assim como dizia Sun Tzun, filósofo e estrategista de guerra chinês em seu conhecido livro "A Arte da Guerra", é necessários conhecer a si mesmo e o terreno onde se está atuando, seus inimigos e as ameaças e oportunidades contidas no mesmo. Não leve ao pé da letra tudo que estou dizendo aqui, pois ninguém vai sair por aí com uma espada atacando reinos alheios, tente assimilar as metáforas de maneira que relacione-a com a sua realidade, o que é plenamente possível. Por mais que listar algumas coisas, como as nossas fraquezas  possa deixar nosso ego incomodado, é um processo muito necessário, pois renegar seus pontos fracos só vão fazer com que ele se torne maior. 

Seu SWOT/FOFA é algo que você vai fazer para uso pessoal, tu não precisa sair espalhando ele pelas redes sociais caso não queira. Conta aqui nos comentários se essa técnica te ajudou!