sábado, 25 de abril de 2020

Seria você um(a) artista indie?!?



Buenas, pessoas. Aqui quem fala (escreve) é Luiz Lekston, sou ilustrador, quadrinista, arte-educador e mais algumas coisas. Neste texto escrevo sobre a possibilidade de você, caro leitor, ser um(a) artista independente e não saber disso! Primeiramente explicando, o que é um artista independente? Basicamente é alguém que produz material autoral, podendo se classificar no campo de quadrinhos, fanzines, ilustrações, poesia, etc, que não tem contrato com uma grande empresa, editora, ou algo do gênero. 
É literalmente aquela pessoa que arregaça as mangas e vai a luta, trás o seu projeto a vida, do zero, e depois disso vai correr atrás de oportunidades que a permitam vender seu produto, seja em eventos, com parcerias, etc. Este tipo de profissional muitas vezes precisa conciliar sua vida enquanto produtor criativo ao mesmo tempo em que trabalha em outra área, ou estuda, e muitas vezes, todas as alternativas juntas, somando ainda ter de cuidar de sua vida pessoal. 

É comum, diante de todas essas adversidades do dia a dia e também dada a realidade inóspita do Brasil em relação a carreiras artísticas, que nos sintamos desmotivados e estressados com o excesso de tarefas e demandas a cumprir, que muitas vezes não geram o retorno financeiro necessário para que possamos nos dedicar exclusivamente ao nosso ofício criativo. Isso dói muito. 
A proposta com a nova Indie Ban! é justamente trabalhar esses aspectos pouco comentados, trazendo como principal foco o desenvolvimento do artista independente, para que o mesmo consiga vigorar nesse terreno árduo que é o mercado de arte independente do Brasil. Produtividade, desenvolvimento, organização, metas, eventos, parcerias e muito mais são assuntos que serão abordados nessa nova web escola. Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades! :)

instagram.com/indieban
facebook.com/indieban
https://bit.ly/youtubeindieban